Desde Novembro de 2009 a finais de Fevereiro de 2010, a convite de Natxo Checa, um grupo heterogéneo de criadores composto por Manuel Santos Maia, Susana Chiocca, Lúcia Prancha, Nikolai Nekh, Mónica Batista, Felipe Felizardo, André Trindade, Gonçalo Pena, Miguel Manso e Diogo Evangelista ocupa as salas de exposição da Galeria Zé dos Bois para a terceira edição de Residências ZDB.
Estas residências, presididas pela experimentação, pela partilha e pela relação crítica num propósito de produção artística, são essenciais à actividade da ZDB enquanto estrutura de criação, produção e difusão inter e multidisciplinar.
Tendo, como premissa a promoção do intercâmbio entre pares, destacam-se por proporcionar aos seus intervenientes condições de produção e ferramentas educativas dirigidas à criação no domínio do cinema experimental, quer colectiva, quer individual.
A par da disponibilização de um espaço permanente de ateliers para os artistas, facilita-se uma proposta de actividades com vista ao aprofundamento de diferentes práticas, e apresentações dedicadas a certos autores.