Time Out Porto _ Exposição do mês

non _ viagem a tracejado

“Terrivel palavra é um Non. Non não tem direito nem avesso: por qualquer lado que o tomeis, sempre soa e diz o mesmo. Lede-o do princípio para o fim, ou do fim para o princípio, sempre é Non”

Muitos conhecerão as palavras aqui citadas através de Non ou a Vã Glória de Mandar, filme de Manoel de Oliveira que aborda a história de Portugal a partir das derrotas. Segundo o realizador, é nesses momentos, e não nas vitórias, que o país se encontra a si mesmo.

O trabalho de Manuel Santos Maia parte desse filme e de todas as pistas que ele abre. Trata-se de um projecto por etapas, em que aprofunda temas e fases do passado do nosso país, sempre com a palavra Non como base. Nesta exposição concretiza o que está no filme de Oliveira: uma viagem por várias fases da história da nação.

Encontram-se, então, dez instalações elaboradas a partir de documentos e objectos, aludindo a várias épocas e episódios históricos. Não será uma visão construída a partir das derrotas, será antes uma reconstituição daquilo que tem sabotado o progresso de Portugal. Estão lá a emigração, as guerras ou a censura, assim como impressões mais difusas desta “estranha forma de vida”.

A memória é crucial neste percurso. Muitos dos documentos, livros e objectos sugerem-na, por serem antigos, o que reforça os seus conteúdos. Tanto podemos olhar para uma placa de Portugal ao nível da cintura, num frente-a-frente com um livro no chão intitulado Portugal Gigante, como podemos ver notas, mapas e peças de xadrez dispostas na parede. Também lá está um cravo esmagado junto ao chão, bem como um antigo pedido de “amnistia a todos os cidadãos que tenham sofrido sanções por motivos políticos”, esmagado por uma pedra de calçada à portuguesa (preta).

É um trajecto de descobertas, outras descobertas que não as marítimas, com o travo amargo da verdade. Há, porém, um momento conciliador: aquele em que olhamos para cima e vemos constelações numa página de livro antigo, suspensas. É o que se poderá chamar um momento de evasão.

Sérgio Gomes da Costa