“DESCARTÁVEIS”

CAIS

ARTE E ACÇÃO SOCIAL

EM EXPOSIÇÃO DE ARTE PÚBLICA em lisboa

Depois de dedicar a edição de Maio da Revista ao projecto Descartáveis, a CAIS apresenta de 17 a 31 de Julho, em Lisboa, os trabalhos resultantes da interacção entre 16 artistas consagrados e alguns utilizadores de instituições sociais, numa exposição de arte pública em formato mupi (Mobiliário para Informação Urbana).

Artistas Participantes:

· Manuel Santos Maia

· Nuno Ramalho

· António Júlio Duarte

· Duarte Amaral Netto

· Sandro Resende

· Paulo Romão Brás

· Susanne Themlitz

· João Penalva

· Maria Lusitano

· Sandra Cinto

· Francisco Queirós

· Paula Roush

· Ana Pérez-Quiroga

· Miguel Palma

· Valter Vinagre

· Xana

A exposição representa a segunda fase deste projecto, reunindo não só alguns dos trabalhos já publicados mas também outros, que dão continuidade às primeiras obras apresentadas. A inauguração será no próximo dia 17 de Julho, às 19h00, e consiste numa visita guiada pelas 16 obras que compõem esta exposição, estando o ponto de encontro marcado para a Avenida da Liberdade (à Cç. da Glória).Embora a visita guiada se centre na Avenida da Liberdade, a exposição estará igualmente presente na Avenida de Roma, Estefânia, Santos, Rato, Estrela e na Avenida António Augusto Aguiar.

A exposição de arte pública Descartáveis assume o mupi como suporte de aproximação a um público que habitualmente não frequenta espaços culturais, intervindo artisticamente num suporte destinado por excelência à informação publicitária e que reforça assim, pela contradição do ruído urbano, o conceito base deste projecto e das 16 obras que o constituem.

Esta iniciativa foi idealizada pelo Grupo 21 1/2 (Plataforma Independente de Transgressão Artística, liderada por João Mourão, Paulo Romão Brás e Sandro Resende) que desafiou a Associação CAIS a produzir uma edição da revista e uma exposição dedicadas ao tema Descartáveis.

Este projecto visou promover o envolvimento da população-alvo da intervenção da Associação CAIS, pessoas e grupos que se encontram em situação de risco ou exclusão social, num projecto artístico e social. Entre os meses de Março e Abril, os artistas visitaram instituições sociais em Lisboa, a fim de conhecerem o trabalho desenvolvido no terreno, interagirem com a população-alvo e, em simultâneo, estimularem a sua criatividade e participação neste projecto.

No âmbito de um renovado posicionamento da CAIS, Desperta Consciências, Descartáveis, numa ligação sócio-artística, questiona a cultura mercantilista do "usa-e-deita-fora" que faz depender o valor do ser humano do ganho que este é ou não capaz de produzir, tornando-o assim num objecto útil ou dispensável.

Tema - Descartáveis:

“O esvaziamento da textura humana dos valores que a compõem, como resultado da utilização mercantilista da pessoa humana, entendida como meio e nunca como um fim, faz depender a importância do ser humano do ganho que este é capaz de produzir, tornando-se sempre descartável ou dispensável, cada vez que a criação de riqueza deixar de se verificar com ele. Por outro lado, a valorização do que existe com base na qualidade do retorno que este nos possibilita, tornou as transacções mundiais num materialista e desrespeitador "usa-e-deita-fora".

Críticos e ensaístas:

· João Mourão

· João Pinharanda

· Manuela Sanches

O Grupo 21 ½

O Grupo 21 ½: Plataforma Independente de Transgressão Artística, liderado por João Mourão, Paulo Romão Brás e Sandro Resende, é experiente em produção e curadoria de exposições similares, principalmente na realização de projectos de arte urbana e de projectos em locais pouco convencionais e fora do circuito galerístico.

Projectos recentes: Manicómio Dr. Heribaldo RaposoMuseu da Cidade, Pavilhão Preto, Lisboa - Maio de 2006; IN Between – Kleines Kabinett, Lisboa - Novembro 2006; Go IN BETWEEN – kLEINES KABINETT, LisboaFevereiro de 2007; Stigmata Sala do Veado, Museu Nacional de História Natural, Lisboa – Março de 2007; Objecto Simulacro – Pavilhão 24, Hospital Júlio de Matos, Lisboa – Março de 2007.