à varanda
Sábado
28 de Julho
22h
Manuel Santos Maia
Ruben de Freitas
Nuno Ramalho
Miguel e Daniela
Balla Prop
Maria Fidalgo
João Coração
Cristina Regadas
à varanda,
percurso pela baixa do Porto,
nas varandas das casas de vários artistas.
serão apresentar diversas intervenções artísticas
instalação,
performance,
Percurso:
Início às 22h
I _ Ruben
Av. Rodrigues de Freitas, nº 190, 2º andar
II _ Nuno Ramalho
Rua Passos Manuel, nº 249, 2º andar (Poveiros)
III _ Daniela e Miguel
Rua Augusto Rosa nº 190, 3º andar esq. (à Batalha)
IV _ Manuel Santos Maia
Rua Guilherme Costa Carvalho, 4º andar (aos Aliados)
V _ Balla Prop
Rua Guilherme Costa Carvalho, 2º andar (aos Aliados)
VI _ Maria Fidalgo
Rua Guilherme Costa Carvalho, 5º andar (aos Aliados)
VII _ Juão Coração
Rua Guilherme Costa Carvalho, 3º andar (aos Aliados)
VIII _ Cristina Regadas
Entre a Rua Guilherme Costa Carvalho e a Rua Rodrigues Sampaio, 3º andar (aos Aliados)
IX _ Putice
Trav. De Liceiras, nº 18
Programação e organização:
Susana Chiocca
93 428 35 38
Rua do Bonjardim, 253 2º
4000 – 124 Porto
Programadora
Susana Chiocca
Licenciada
doutoranda pela FBAC-UCL em Cuenca;
tem vindo a apresentar o seu trabalho desde 1997
em diversos espaços no país e no estrangeiro.
PORTO: VARANDAS COM INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS
2007-07-27
http://www.artecapital.net/noticias.php
O projecto “À Varanda”, que decorre amanhã a partir das 22 horas, consiste num percurso pela baixa do Porto, no qual se irão apresentar diversas intervenções nas varandas das casas de alguns artistas. A varanda é o espaço que pertencendo à casa está em suspenso e em aberto permitindo uma relação entre o espaço público e o privado. Logo, este projecto - da responsabilidade de Susana Chiocca - pretende viabilizar esse contacto com o exterior, com o transeunte. Intervenções artísticas diversas, desde instalações, performances e concertos, espalham-se por diversos pontos da cidade. Participam na iniciativa Ruben de Freitas, Nuno Ramalho, Miguel e Daniela, Manuel Santos Maia, Balla Prop, Maria Fidalgo, Juão Coração, Cristina Regadas e Putice.
Dez artistas vão estar à varanda no deserto da Baixa do Porto
28.07.2007, Inês Nadais
http://jornal.publico.clix.pt/
A Baixa morreu? É uma hipótese, mas talvez estejamos a ser pessimistas. Logo à noite, a partir das 22h, vai haver vida na Baixa: lá em cima, nas varandas de alguns prédios das ruas de Augusto Rosa, de Guilherme Costa Carvalho e de Passos Manuel, e cá em baixo, no passeio. São nove micro-espectáculos (instalações, performances, intervenções sonoras) para ver no deserto da Baixa.
Além de um conjunto de espectáculos, À Varanda é um itinerário que percorre as residências de artistas sediados no Porto. "A varanda é o espaço que está em suspenso e em aberto permitindo uma relação entre o espaço público e o privado. Quisemos aproveitar o facto de vários artistas viverem na Baixa e também essa conexão com o exterior. Não tem havido muitos acontecimentos virados para a cidade e aqui espectadores e transeuntes podem cruzar-se", diz Susana Chiocca. Responsável por um espaço, A Sala (Rua do Bonjardim, 235, 2º), em que a fronteira público-privado é particularmente difusa - "É a sala do meu próprio apartamento, apresentamos lá performances uma vez por mês" -, a artista explica que o projecto À Varanda apareceu justamente na sequência de um impasse na Sala: "Não sabíamos se ia continuar e achámos que isto podia ser uma passagem". A Sala vai continuar mas hoje eles estão na varanda.
190 da Avenida de Rodrigues de Freitas é a porta onde começa o percurso, que termina no nº 18 da Travessa de Liceiras.
190
da Avenida de Rodrigues de Freitas é a porta onde começa o percurso, que termina no nº 18 da Travessa de Liceiras.
Onze artistas participam, hoje à noite, no projecto «À Varanda», que vai levar diversas intervenções artísticas ao centro da cidade do Porto, disse à Lusa fonte da organização da iniciativa.
“A varanda é o espaço que, pertencendo à casa, permanece em suspenso e em aberto, permitindo uma relação entre o espaço público e o privado. Este projecto pretende viabilizar esse contacto com o exterior, com o transeunte e outros”, acrescentou a fonte.
A iniciativa tem a participação de Ruben de Freitas, Nuno Ramalho, Miguel e Daniela, Manuel Santos Maia, Balla Prop, Maria Fidalgo, Juão Coração, Putice! e Cristina Regadas.
O percurso inicia-se às 22h00, junto à casa de Ruben de Freitas (Av. Rodrigues de Freitas, n.º 190, 2.º), seguindo depois para a de Nuno Ramalho (Rua Passos Manuel, n.º 249, 2.º, aos Poveiros) e para a Rua Augusto Rosa, n.º 190, 3.º Esq.,(à Batalha), onde vivem Daniela e Miguel.
Seguem-se as casas de Manuel Santos Maia, Balla Prop, Maria Fidalgo, Juão Coração e Cristina Regadas, todas na Rua Guilherme Costa Carvalho (aos Aliados), terminando o percurso junto à casa de Putice!, na Travessa de Liceiras, 18~(ao Bonjardim).
As intervenções artísticas incluem instalação, performance e concerto, entre outras.
A programadora desta iniciativa, Susana Chiocca, licenciada
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/